GRC: como identificar o nível de maturidade organizacional?

por | jun 9, 2022 | Categoria Auditoria, Categoria Auditoria de Gestão | 0 Comentários

Entender o nível de maturidade de uma empresa diz muito sobre a forma como ela identifica seus riscos e como toma decisões mais adequadas para mitigá-los. Neste contexto entre também a gestão de Governança, Riscos e Compliance (GRC), conceito que, nos últimos anos, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. 

A metodologia, de um modo geral, visa minimizar as ameaças e fraquezas, enquanto as oportunidades são aproveitadas e suas forças potencializadas. Assim, o GRC permite uma otimização nos processos internos do negócio, sejam eles administrativos ou operacionais, sendo fundamental para garantir que a empresa esteja trilhando o caminho certo e de acordo com a legislação.

 

Importância de identificar o nível de maturidade do GRC

Antes de mais nada, vamos contextualizar o conceito. O GRC, como a própria sigla sugere, é a junção de três ferramentas práticas e comuns no dia a dia dos negócios: Governança, Risco e Conformidade.

  • Governança se refere à forma como as decisões são tomadas por diretores, gestores e os líderes. Em outras palavras, estratégias que envolvem a criação e a implantação de políticas e procedimentos internos, a fim de orientar os times e oferecer mais clareza, transparência e segurança nas operações.
  • Riscos são as operações e procedimentos que requerem mais atenção, porque podem causar problemas para a empresa – incluindo aqui fatores externos de mercado. A gestão de riscos, neste caso, torna-se essencial e tem capacidade de prever possíveis imprevistos, avaliar impactos e mais.
  • Compliance ou conformidade se refere à necessidade de estar sempre adequado e dentro das normas e legislações. 

Juntos, os termos desempenham um papel fundamental na gestão do negócio – especialmente naqueles que desejam se desenvolver de forma sustentável. 

Aliás, algumas das consequências positivas de se usar as melhores práticas de GRC são, justamente, a redução de custos, o aumento da segurança da informação e a elevação da eficiência interna geral. Elementos que conferem mais transparência e segurança, auxiliando na perenidade dos negócios.

LEIA MAIS: Governança de dados e gestão de riscos: como criar uma conexão eficiente?

Mas, mais do que entender o conceito, é fundamental saber como aplicar o GRC dentro da sua empresa e, claro, entender o nível de maturidade do negócio neste assunto. Nessa linha, torna-se essencial investir em metodologias eficientes que permitam gerir os riscos e oportunidades, garantindo o controle da qualidade do que se entrega para o cliente externo e para os colaboradores.

Ter um monitoramento completo ajuda a avaliar cada etapa do GRC de forma individual – e conjunta –, o que amplia o poder de tomada de decisões e o conhecimento em torno do nível de maturidade do negócio.

Com base em seus resultados e atributos, um monitoramento integrado permite, ainda, enxergar mais facilmente o melhor caminho para chegar aonde se deseja e como aprimorar a estrutura de GRC para uma gestão eficiente e perene dos negócios.

A boa notícia é que ninguém precisa fazer isso manualmente ou sozinho. Com o avanço da tecnologia, já estão disponíveis no mercado sistemas especializados que oferecem maior clareza aos gestores e que prometem integrar políticas, sistemas de gerenciamento GRC e muito mais.

Quer saber como a Perinity pode te auxiliar neste processo? Visite nossa página de soluções!

LEIA TAMBÉM: O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa?

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!