7 tarefas que o time de auditoria interna não pode deixar de executar

por | fev 3, 2022 | Categoria Auditoria | 0 Comentários

A auditoria interna desempenha um papel fundamental como um dos pilares da solidez e perenidade dos negócios. Afinal, para um desenvolvimento sustentável, é preciso garantir que os processos estejam alinhados às metas da empresa e os riscos envolvidos no negócio sejam minimizados. 

Nesse sentido, contar com uma equipe especializada e, claro, com o apoio de soluções tecnológicas que ajudem a alcançar o máximo de benefícios oferecidos pelo processo, pode ser essencial.  Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!

 

Papel da auditoria interna nos negócios

É seguro afirmar que a auditoria interna é uma atividade bastante objetiva, que consiste, basicamente, em serviços de avaliação, assessoramento e consultoria, com os objetivos centrais de:

  • Agregar valor ao negócio;
  • Identificar as oportunidades de melhoria;
  • Estruturar a governança corporativa;
  • Evitar e combater fraudes, erros e irregularidades; e
  • Conferir mais transparência aos processos.

Desenhada de acordo com as necessidades de cada empresa, independentemente do porte ou segmento, a prática reúne um conjunto de ações que permitem a adequação dos controles internos e dos dados financeiros, contábeis e operacionais do negócio. Dessa forma, além de apoiar as atividades da alta diretoria, o processo permite tomada de decisões mais assertivas.

 

Fatores-chave para uma auditoria de qualidade

Para alcançar os objetivos, muito além de estruturar e traçar um plano de ação, é preciso acompanhá-lo e fazer verificações frequentes. Assim, o profissional – ou o departamento em questão – deve preocupar-se em identificar os riscos e acompanhar todas as fases e processos da empresa. 

Isso significa que o time de auditoria deve estar alinhado e que algumas atividades-chave merecem destaque e são obrigatórias para todos. Aqui vamos citar sete delas:

 

1. Revisar e avaliar a eficácia dos controles de riscos

Qualquer atividade está sujeita a riscos e, por isso, realizar uma avaliação reduz a ocorrência de situações inesperadas. Mas, muito além de determinar os riscos, é preciso monitorar, revisar e avaliar a eficácia dos controles internos. Dessa forma, é possível realizar adequações e, até mesmo, subsidiar a tomada de decisão de uma forma mais garantida.

 

2. Avaliar as normas com frequência

Assim como revisitar os controles de riscos é importante, avaliar os planos, procedimentos e registros com uma certa frequência também pode evitar problemas e surpresas. Com o avanço do mercado – e da tecnologia –, é bastante possível que as normas precisem ser ajustadas para a realidade do momento.

 

3. Acompanhar os processos e resultados

Outro detalhe importante está relacionado ao acompanhamento constante dos processos e resultados. Afinal, entender o desempenho e traçar estratégias com base nas informações é essencial para não perder o controle das metas e das políticas.

 

4. Realizar o planejamento e acompanhamento do cronograma de ações

É função da auditoria interna também planejar e acompanhar o cronograma de ações, como uma forma de organizar e controlar o fluxo de tarefas dentro da empresa.

 

5. Realizar verificações de conformidade e cumprimento das normas, planos e procedimentos vigentes

Não é segredo para ninguém que, quando uma instituição não está em conformidade com as normas internas e externas, assim como planos e procedimentos, ela está em risco. Por isso, é essencial realizar verificações de conformidade para garantir o alinhamento e o cumprimento dos padrões pré-estabelecidos, evitando, assim, situações e surpresas desagradáveis.

 

6. Avaliar o engajamento do público interno

Tão fundamental quanto implementar e acompanhar ações é avaliar o nível de engajamento dos colaboradores e da alta gestão no cumprimento dos processos estabelecidos. Somente dessa forma é possível analisar o desempenho e a efetividade do planejamento pré-estabelecido.

 

7. Emitir relatórios periódicos

Por fim, mas não menos importante, a emissão de relatórios permite identificar os avanços e os gaps do negócio. Assim, é possível comparar os resultados com o planejamento ou outras referências e traçar estratégias de forma segura.

 

Soluções para uma auditoria interna eficiente

É inegável que a auditoria interna pode ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos por meio de uma abordagem sistêmica e disciplinada, com foco na otimização dos processos de gerenciamento de riscos.  

Mas é importante notar também que o auditor não exerce autoridade direta sobre os funcionários – e nem mesmo sobre a alta direção. É uma via de duas mãos e, portanto, é preciso um trabalho conjunto. 

Portanto, é essencial informatizar e automatizar os processos. 

Pensando nisso, para ajudar a criar métodos de trabalho que melhorem a atuação dos colaboradores e gestores, identificando quais melhorias podem ser adotadas nos procedimentos e, ainda, criando oportunidades positivas, a Perinity desenvolveu uma plataforma de gestão de auditoria.

O sistema ajuda a padronizar, estruturar e centralizar as etapas do trabalho de auditoria interna, conferindo maior transparência e exatidão dos dados referentes à organização. 

De modo simples e seguro, é possível informatizar atividades simples, além de consolidar a gestão dentro de uma mesma plataforma. O sistema inteligente funciona como um repositório de informações, atuando de forma alinhada com a estratégia, sem deixar de lado a priorização das atividades mais críticas. 

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Saiba mais sobre as soluções oferecidas pela Perinity entrando em contato com os consultores pelo formulário de contato.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!