Os riscos da década de 20

por | jan 23, 2020 | Auditoria | 0 Comentários

Tempos desafiadores se encontram a frente. O ano de 2020 dá início a uma década que, possivelmente, poderá desencadear consequências de riscos plantados na década anterior ou mesmo antes.

 Riscos globais (aqueles que não se limitam a apenas uma camada da sociedade) e que podem alcançar um novo patamar ainda no ano de 2020, não só no período dos próximos dez anos, segundo participantes da pesquisa do Global Risk Report 2020, incluem:

  •  Riscos ambientais: ondas de calor extremo, destruição de ecossistemas naturais, incêndios difíceis de controlar e saúde afetada por poluição.
  •  Riscos societais: crise da água, falta de fé nas fontes da mídia e polarização política doméstica.
  •  Riscos tecnológicos: perda da privacidade para governos e empresas.
  •  Riscos econômicos: protecionismo e recessão de uma grande economia.
  •  Riscos geopolíticos: confrontações econômicas.

 

 Maior parte dos riscos esperados não vem sem evidência ou viés de confirmação, nem são isolados entre si, como mostra o infográfico abaixo que demonstra como a existência de um risco pode influenciar ou agravar a presença de outro:

 Os riscos ambientais não são os mais numerosos da lista sem razão, com o aquecimento global estando ligado a quase todos os riscos presentes. O fenômeno que já causou 165 bilhões de dólares em prejuízo ligado a desastres naturais em 2018, aumento na temperatura média do globo, derretimento de geleiras e a extinção em massa de anfíbios pode se tornar eventualmente incontrolável, principalmente levando em conta todo o polêmico negacionismo científico que se formou para combater o fato de que o efeito estufa é real, o que agrava a situação do pouco valor dado aos riscos naturais durante o processo de tomada de decisão da maior parte das empresas e eventualmente leva à maior degradação ambiental.

 Boa parte dos riscos societais listados são também já observáveis. A crise hídrica, que anteriormente aparentava estar distante, já atingiu o Brasil em meados da década passada, movimentos políticos cada vez mais extremos descredibilizam a mídia (também falha por vezes) em benefício próprio e a polarização política pode ser observada em ambientes cada vez mais íntimos.

 A privacidade, listada nos riscos tecnológicos, se encontra mais líquida do que nunca. O escândalo americano de espionagem denunciado por Edward Snowden no início dos anos de 2010 e a agora conhecida utilização de dados pessoais em campanhas políticas (notavelmente por parte da extinta Cambridge Analytica) estilhaçaram qualquer noção de privacidade que a população, em certo ponto, possuía. A tecnologia proveniente da Quarta Revolução Industrial também auxilia na insegurança do público em relação a privacidade, visto que sua natureza digital a torna naturalmente mais frágil a ataques cibernéticos.

 Uma nuvem de incertezas paira sob a economia mundial, com governos de grandes nações se mostrando explicitamente protecionistas e as economias do G20 apresentando muitas dívidas e um crescimento relativamente baixo.

 No quesito geopolítico, sanções e confrontos econômicos (que 78% dos participantes da pesquisa esperam que cresçam em 2020) já se desenham, sendo estes protagonizados por nomes como Estados Unidos e China. Conflitos armados também aparentam não cessar por mais do que alguns momentos na linha do tempo da história contemporânea.

 A nova onda de nacionalismo e xenofobia, protestos em massa dentro de certas economias, movimentos anti-intelectuais e anticientíficos e um número considerável de outros problemas ainda podem ser adicionados à lista.

 Na década que acaba de chegar, uma sequência de riscos (alguns mais fortes do que nunca) aguardam desde o mais poderoso negócio até o cidadão mais simples. Preparar-se para o que está por ver é vital.

 É quase impossível preparar-se para certos riscos citados no Global Risk Report, mas riscos que envolvem auditoria e governança corporativa podem ser resolvidos com as soluções tecnológicas da Murah. Agende um horário com nossos consultores e se prepare para os tempos tempestuosos que aguardam nessa nova década.

 

Fontes:
http://www3.weforum.org/docs/WEF_Global_Risk_Report_2020.pdf
https://www.nature.com/articles/nature05940
https://www.bbc.com/news/world-us-canada-23123964
https://www.theguardian.com/news/series/cambridge-analytica-files

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!