Sua empresa sabe como construir uma cultura de riscos?

por | fev 17, 2022 | Categoria Auditoria | 0 Comentários

Você provavelmente já ouviu falar em cultura de riscos. A prática, que consiste no conjunto de valores, crenças, conhecimentos, atitudes e entendimentos sobre o negócio e, claro, seus riscos, tem impacto direto no desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, cultura de riscos nada tem a ver com a gestão de riscos, que se concentra na análise dos perigos e planos de contingência. 

Por isso, antes de mais nada, esqueça avaliações ou métricas. Esta prática, na verdade, está no que chamamos de DNA do negócio e faz parte da essência da empresa. Afinal, ela trata, basicamente, da forma como a instituição lida e se posiciona diante de ameaças, independentemente do seu porte ou segmento.

Assim, com o objetivo de reduzir perdas, identificar e neutralizar as ameaças, estimular oportunidades e, ainda, garantir o equilíbrio entre as atividades que geram valor e as que protegem o negócio, a cultura de riscos engloba mecanismos, procedimentos e valores que devem guiar as tomadas de decisões.

Na prática, esse tipo de mindset permite avaliar os possíveis impactos e resultados, sejam eles positivos ou negativos, de uma situação com mais agilidade e opções de decisão. 

 

Dicas para construção de uma cultura de riscos

É inegável que uma boa cultura de riscos tem um papel essencial na perenidade e no desenvolvimento sustentável das empresas. Afinal, todo tipo de negócio tem riscos que podem afetá-lo em diferentes níveis. 

Nesse sentido, saber gerenciar as situações de perigo de modo mais eficaz e encontrar soluções criativas para os problemas é essencial para evitar a exposição a perdas. 

Mas, muito mais do que definir processos e comportamentos ligados à gestão de mudanças, é preciso preparar os profissionais para transformações e adaptações. Confira algumas dicas e elementos essenciais que devem ser utilizados para garantir a construção de uma cultura de riscos sólida e eficaz.

 

Estabeleça um objetivo

Em primeiro lugar, é preciso integrar percepções e alinhar os objetivos do negócio. Metas, indicadores de desempenho e estratégias podem ser cruciais nesse processo, assim como os limites operacionais. Tenha em mente que os valores éticos da organização devem ser sempre respeitados.

 

Avalie a situação atual

Faça uma análise da situação da empresa e do cenário do mercado, detalhando como os riscos são monitorados e gerenciados, qual é o papel da alta gestão no controle e mitigação de riscos, entre outros. Com estes dados em mãos, é possível traçar um roteiro do que precisa ser feito.

 

Prepare a sua equipe

A mudança de mindset deve começar de cima para baixo. Isso significa que é essencial que haja um alinhamento da comunicação, propósito e abordagem entre a alta direção para que a cultura seja sólida.

Além disso, o entendimento e engajamento dos colaboradores também são elementos importantes. Afinal uma boa cultura de riscos está relacionada à capacidade coletiva de identificar e medir ameaças. Uma boa dica é apostar em treinamentos com exemplos práticos de riscos e aspectos específicos da rotina de trabalho dos profissionais.

 

Como garantir a efetividade da cultura de riscos

Antes de mais nada, perceba que, para a execução das estratégias, o alinhamento entre pessoas, operações, gestão dos riscos e gestão do desempenho é essencial. E como toda equipe segue o exemplo de suas lideranças, oferecer incentivos para promover um ambiente mais inovador é quase que uma garantia para que a cultura de riscos seja adotada, de uma vez por todas, pela empresa como um todo.

Além disso, é importante contar com o apoio de um sistema que permita a análise dos dados e a estruturação dos processos, bem como a gestão da documentação necessária, políticas internas, normas reguladoras e fatores de risco.

Assim, é possível promover a integração entre os setores e garantir que todos tenham acesso a informações precisas e às diretrizes.

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros. 

Saiba mais sobre as soluções oferecidas pela Perinity entrando em contato com os consultores pelo formulário de contato.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!