3 tipos de riscos que sua empresa precisa identificar

por | mar 17, 2022 | gerenciamento de riscos | 0 Comentários

Você sabe quais são os tipos de risco a que sua organização está exposta? Pois então saiba que identificar todos as situações, sejam elas ameaças ou oportunidades, pode ser o que faltava para garantir a perenidade do negócio e um crescimento ainda mais sustentável.

Todo negócio tem seus riscos e é essencial conhecê-los, de forma que atitudes corretas sejam tomadas para evitá-los, para mitigar as consequências – caso o risco seja inevitável – e para reerguer os negócios depois de passado o desastre.

Atentas às necessidades de gerenciar os riscos, cada vez mais empresas estão preocupadas em criar departamentos focados neste assunto, compostos por profissionais capazes de analisar o negócio com criticidade e zelar pela perenidade. 

 

Quais são os tipos de risco mais comuns em empresas?

Antes de mais nada, é importante entender que, para mapear corretamente os problemas de uma empresa, é preciso conhecer todos os tipos de risco. Mas, quais são eles?

Há, atualmente três tipos de risco que devem ser levados em consideração e que podem suportar o processo de identificação e classificação das ameaças e oportunidades inerentes ao negócio:

  • Situações que a equipe conhece;
  • Situações que a equipe entende/sabe que desconhece; 
  • Situações totalmente desconhecidas pela equipe. 

O primeiro se refere àqueles que são comuns ao mercado e ao tipo de negócio, como destruição ou perda de recursos físicos, perdas de receitas, acidentes de trabalho, entre outros.

O segundo é um pouco mais complexo. Afinal, está relacionado à “ignorância estratégica”, isto é: embora exista o risco, é possível ignorá-lo até que seja preciso encará-lo.

As situações desconhecidas, por sua vez, são as mais perigosas para o negócio, já que são, em sua grande maioria, consideradas imprevisíveis. Trata-se de riscos relacionados à continuidade do negócio, como aqueles que envolvem tomadas de decisão sobre mercado, investimentos, mudanças na legislação e regulamentos, entre outros. 

LEIA MAIS: Como criar um bom plano de recuperação de desastres?

 

Conhecer os tipos de risco ajuda na melhor gestão e tomada de decisão

É inegável que são muitas as variáveis que podem impactar os negócios. Não à toa, saber gerenciar os riscos é uma obrigação para qualquer empresa, independentemente de seu porte. Estar em conformidade com a lei e sempre a postos para encarar os problemas e seus impactos é essencial para quem deseja alcançar a longevidade.

Em um cenário ideal, é preciso, ainda, aliar processos, políticas internas e planos de ação. E é aí que entra a Perinity. Com soluções automatizadas, a empresa permite integrar os processos e dar mais visibilidade às obrigações regulatórias e às políticas internas, incorporando as boas práticas no dia a dia da empresa de forma mais simples e eficaz. 

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!