Como criar um bom plano de recuperação de desastres?

por | dez 16, 2021 | gerenciamento de riscos | 0 Comentários

Além de uma boa gestão de riscos, é de extrema importância que a sua empresa elabore um plano de recuperação de desastres. Este documento define todas as ações a serem tomadas antes, durante e depois de um desastre.

Mesmo que os riscos previamente identificados não tenham sido devidamente controlados e as consequências sejam grandes, é necessário que haja um projeto para reerguer a empresa e retomar os negócios no caso de um desastre. Este cuidado é importante para oferecer garantias tanto para os colaboradores quanto para os stakeholders.

Não é necessário fazer um plano de recuperação de desastres para cada tipo de ameaça identificada no documento de gestão de riscos. Ao mesmo tempo, ele deve informar e direcionar toda a equipe responsável sobre o que deve ser realizado em diferentes situações.

 

O que é importante saber sobre um plano de recuperação de desastres?

Em primeiro lugar, o plano de recuperação de desastres diz muito sobre a reputação da organização. Uma marca séria, que zela pelo seus patrimônio físico e material, sempre tem um plano B para solucionar os mais variados tipos de problemas.

Um plano de recuperação de desastres prova que a empresa é forte e responsável e vai honrar com seus compromissos, mesmo que as ameaças sabidas e documentadas tenham ocorrido e interferido nos planos estratégicos do negócio.

Esta imagem atrai os stakeholders que buscam credibilidade e reputação, colaboradores que querem construir carreiras de sucesso e até consumidores mais fiéis.

Assim como acontece na elaboração de um plano de gestão de riscos corporativos, o plano de recuperação de desastres também precisa de uma equipe preparada para elaborá-lo.

Com o objetivo de tornar o documento mais completo, este grupo deve ser composto por um supervisor e representantes de todas as áreas da organização, de forma que cada departamento dê sua contribuição e saiba como agir isoladamente e em conjunto para retomar as atividades.

Vale ressaltar que as ações definidas pelo plano de recuperação de desastres costumam ter suas viabilidades testadas, de forma que o planejamento não tenha erros que comprometam a sobrevivência do negócio.

Além do documento, a empresa precisa contar com profissionais altamente capacitados para mitigar os danos causados pelas possíveis interrupções das atividades e recuperar o fluxo das operações de forma bem-sucedida.

LEIA MAIS: O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa?

 

Como gerir o plano de recuperação de desastres de uma organização?

Conforme falado anteriormente, um plano de recuperação de desastres depende da qualidade do documento de gestão de riscos elaborado pela equipe responsável. Isso porque ele é base para a elaboração do plano.

Para que as informações estejam concentradas e sempre atualizadas, é importante que a tecnologia seja empregada no processo de elaboração de qualquer documento que envolva a segurança e a perenidade da organização.

Ferramentas especializadas, como a plataforma desenvolvida pela Perinity, oferecem todo o suporte para as equipes e concentra em um mesmo ambiente todas as informações necessárias para o entendimento dos cenários e para uma tomada de decisões mais assertiva.

A plataforma da Perinity é modular, por isso sua empresa pode incluir os recursos que necessita para uma boa gestão de riscos e agregar novas funcionalidades de maneira rápida e simples. Os sistemas automatizam as atividades consideradas rotineiras e geram relatórios personalizados e detalhados.

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Saiba mais sobre as soluções oferecidas pela Perinity entrando em contato com os consultores pelo formulário de contato.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!