Como fazer uma boa gestão de riscos nas instituições de ensino?

por | maio 5, 2022 | gerenciamento de riscos | 0 Comentários

Os negócios, de um modo geral, são naturalmente complexos, mas quando falamos em instituições de ensino a preocupação ganha novos ares. Afinal, esse tipo de empresa envolve uma série de obrigações, compromissos e demandas internas e externas, que podem impactar a performance das atividades.

Assim como acontece com outros tipos de empresa, as instituições de ensino devem investir em um processo de gestão de riscos eficiente para garantir a perenidade dos negócios e um desenvolvimento sustentável. 

Com ações específicas e focadas não apenas nos processos, mas também no crescimento da escola, na retenção de alunos e na gestão financeira, os gestores poderão trabalhar de forma objetiva e muito mais preparados para lidar com problemas que, eventualmente, podem surgir. 

 

Importância da gestão de riscos nas instituições de ensino

Antes de mais nada, é preciso entender que a gestão de riscos nada mais é do que um conjunto de ações estratégicas que visam identificar e mitigar os riscos ligados a uma determinada atividade.

No que se refere às instituições de ensino, esse tipo de ação é um pouco mais complexo, uma vez que deve contemplar três frentes: financeira, de recursos e de processos, passando por ameaças pedagógicas e, também, àquelas relacionadas a recursos humanos, qualidade dos serviços, infraestrutura, entre outras.

A identificação de oportunidades, desafios e, claro, ameaças, permite aos gestores uma visão macro do negócio – e de seus problemas. Dessa forma, além de traçar um plano de ação que possa embasar a tomada de decisões cada vez mais assertivas, é possível adotar boas práticas que impactem diretamente na prevenção de falhas e minimização de riscos.

Mas as vantagens da gestão de riscos nas instituições de ensino vão além e garantem outros benefícios, tais como:

  • Prevenção de perdas financeiras;
  • Aumento da lucratividade;
  • Favorecimento da captação de recursos;
  • Otimização de recursos e processos;
  • Mais transparência na gestão de processos.

LEIA MAIS: O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa?

 

Como fazer uma gestão de riscos eficiente?

A gestão de riscos nem sempre é um processo simples. Afinal, é preciso determinar e classificar os riscos inerentes ao negócio, sejam eles processos falhos, tecnologia obsoleta, falta de treinamento dos profissionais, concorrência, mercado, entre outros.

Isto é: entender de que forma os problemas podem impactar o negócio e a probabilidade de acontecimento, priorizando aqueles que mais afetam a empresa e que tenham uma probabilidade mais alta de acontecer. 

Com tantos dados em mãos, manter o controle sobre os riscos e possíveis ocorrências pode ser desafiador. Por isso, é imprescindível contar com o apoio de consultorias especializadas, como a Perinity.

A empresa conta com uma plataforma exclusiva e integrada, que permite mapear e monitorar os riscos das instituições de ensino e de empresas dos mais diferentes portes e segmentos, impactando diretamente na exposição e perenidade do negócio. 

LEIA TAMBÉM: Gestão de riscos para fintechs: o que é preciso saber?

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!