Gestão de riscos para operadoras de saúde: como fazer?

por | maio 12, 2022 | gerenciamento de riscos | 0 Comentários

Assim como as operadoras de saúde, empresas de outros segmentos e portes precisam colocar em prática um plano de gerenciamento de riscos. Ele é essencial para evitar e reduzir a probabilidade de uma situação de perigo ou falha acontecer, gerando problemas grandes tanto financeiros quanto de imagem.

No setor de saúde, aliás, é uma obrigatoriedade exigida por diversas certificações internacionais, como, por exemplo, a ISO 9001:2015. A preocupação não é à toa, já que qualquer incidente pode causar danos diretos ao paciente.

Há, ainda, um outro fator que coloca esse tipo de empresa em destaque: as operadoras de saúde são constantemente alvo de ações judiciais e reclamações formais para os órgãos competentes, seja por erros de diagnóstico ou insatisfação com atendimento ou resultados.

 

Importância da gestão de riscos para operadoras de saúde

Da demora e mau atendimento aos problemas com laudos, tratamentos e erros sistêmicos, as operadoras de saúde enfrentam diariamente riscos internos e externos com usuários e redes credenciadas.

Entre erros e acertos, contar com um planejamento de gestão de riscos é essencial para entender onde estão os riscos e como eles acontecem, agilizando a tomada de decisões e minimizando os problemas.

Além de cumprir com a legislação ou estar em compliance com certificações internacionais, a adoção de boas práticas de gestão é importante, também, como medida preventiva – além de desempenhar um papel corretivo e contingente sempre que necessário.

Afinal, ao identificar os riscos e classificá-los conforme a probabilidade de acontecimento, é possível garantir mais eficácia e eficiência operacional. E, consequentemente, oferecer um serviço de saúde com qualidade e segurança ao paciente. 

 

Há, ainda, outros inúmeros benefícios para as operadoras de saúde que adotam um sistema de gerenciamento de riscos. Dentre eles, podemos destacar:

  • Fortalecimento da marca no mercado;
  • Prevenção e redução de processos judiciais e indenizações;
  • Aumento da produtividade;
  • Gerenciamento efetivo do negócio;
  • Redução de custos e recursos;
  • Tomada de decisão mais assertiva;
  • Gestão proativa e preventiva.

LEIA MAIS: 3 tipos de riscos que sua empresa precisa identificar

 

Gerenciamento de riscos de operadoras de saúde x tecnologia

É inegável que o gerenciamento de riscos transforma a maneira como as empresas se relacionam com seus públicos, interna e externamente. Mas, para garantir a perenidade dos negócios e evitar, de fato, que situações indesejadas aconteçam, é importante contar com um grande aliado: a tecnologia. 

LEIA TAMBÉM: Como a tecnologia da informação impacta a perenidade das organizações?

De políticas à monitoramento de riscos, dados e informações, é importante mapear todos os processos e integrá-los de uma forma que os gestores consigam enxergar o negócio como um todo. E lidar com todos esses dados nem sempre é uma tarefa fácil.

Nesse sentido, cada vez mais as operadoras de saúde têm apostado em plataformas e softwares para controlar os riscos, melhorar a qualidade dos serviços prestados e agilizar a tomada de decisões. Uma visão macro do negócio para evitar qualquer ruído ou impacto negativo.

Uma boa opção é a plataforma da Perinity, que foi desenvolvida para atender às mais variadas demandas e conferir mais praticidade e eficiência ao dia a dia das empresas.

Com um sistema integrado, que permite a interação entre as diversas áreas do negócio, o software auxilia no gerenciamento de riscos, melhorando a gestão e os processos. 

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!