O que a sua empresa sabe sobre KRI?

por | jun 23, 2022 | gerenciamento de riscos | 0 Comentários

Do inglês Key Risk Indicator (KRI), os Indicadores-chave de Risco ajudam a medir a probabilidade e a extensão da consequência dos principais riscos aos quais uma organização está exposta. 

Em outras palavras, oferecem aos gestores uma visão holística do quanto uma situação pode impactar na capacidade da companhia ser bem-sucedida. 

Afinal, todo mundo precisa assumir riscos para crescer e perenizar o negócio. Mas, se por um lado as organizações precisam encarar ameaças e desafios para agregar valor aos clientes e stakeholders, por outro, é importante que elas gerenciem corretamente cada um deles para proteger seu ativo. E esse é o principal objetivo dos KRIs.

Assim, não é difícil entender por que grande parte das empresas tem enxergado estes indicadores como um elemento estratégico.

 

Quais são as vantagens do KRI?

Simplificadamente, um indicador-chave de risco permite entender o quão arriscada é uma atividade, podendo ser aplicado em diferentes etapas dos processos operacionais e administrativos. 

Uma vez que essa metodologia integra a gestão de risco, é possível detectar, prever ameaças e oportunidades, estimar sua probabilidade e, principalmente, realizar um controle ativo de situações adversas e do nível de tolerância da empresa.

Dessa forma, é certo dizer que o KRI traz uma série de benefícios para as organizações, especialmente porque:

  • Facilita a identificação de riscos e oportunidades;
  • Melhora o tratamento de risco, definindo limites para certas ações;
  • Permite a criação de relatório de risco aprimorado;
  • Torna processos aprimorados; e
  • Contribui para um ambiente de trabalho mais produtivo e seguro.

LEIA MAIS: A importância da matriz de probabilidade e impacto na gestão de riscos

 

O que é um bom indicador chave de risco (KRI)?

Ao contrário dos KPIs, sigla em inglês para Key Performance Indicator, que medem se uma ação atende aos objetivos propostos pela organização, os indicadores-chave de risco podem ser qualquer métrica que permita identificar uma exposição ao risco ao longo do tempo. 

Nesse sentido, um bom indicador é aquele que está alinhado aos objetivos da empresa e seja quantificável e capaz de prever problemas. Fácil de monitorar, simples de coletar, analisar e relatar, ele deve, também, permitir a comparação tanto no âmbito interno quanto com os padrões do setor em si.

Por isso, é importante entender que para cada risco mapeado pode existir um indicador-chave diferente. Daí a importância de ter conhecimento sobre o negócio, seus objetivos organizacionais e, principalmente, sobre o setor. 

LEIA TAMBÉM: 5 riscos que merecem atenção da liderança corporativa

Uma boa prática aqui é apostar em softwares e plataformas de gerenciamento de riscos, que permitam a coleta de KRIs, KPIs, documentos, processos e políticas, de forma integrada, a exemplo da solução da Perinity. 

Desenvolvida para atender às mais variadas demandas e conferir mais praticidade e eficiência ao dia a dia das empresas, a Perinity fornece um sistema completo que permite a interação entre as diversas áreas do negócio e auxilia no gerenciamento de riscos, melhorando a gestão e os processos. 

CONTINUE LENDO: O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa?

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!