Quais riscos comprometem a excelência das indústrias de consumo?

por | jul 28, 2022 | Categoria Gestão de Riscos, gerenciamento de riscos | 0 Comentários

A indústria de consumo foi uma das mais afetadas pela pandemia de Covid-19. Seja pelos riscos ligados à saúde ou pela necessidade de paralisação das produções, o setor se viu, de uma hora para outra, em recessão. E quando se recuperou, precisou mudar todos os processos para se adequar à nova realidade.

A gestão de riscos tornou-se, assim, ainda mais fundamental. Na indústria de consumo especialmente, uma vez que aqui estão incluídas produções duráveis – eletrodomésticos e eletrônicos – e bens não duráveis – bebidas, medicamentos e alimentação.

Por isso, faz-se necessário identificar tudo aquilo que pode afetar as empresas, monitorar e revisar os pontos de controle com periodicidade. Isso é primordial para se antecipar a eventuais desvios e minimizar os efeitos de uma ameaça, além de aumentar a confiabilidade e transparência frente ao mercado.

 

Principais riscos da indústria de consumo

As ameaças são uma realidade em todos os segmentos. Mas, saber quais são e o que fazer com elas e como minimizar os impactos de situações inevitáveis são o que diferencia uma empresa da outra.

Na indústria de consumo, especificamente, há uma série de riscos que estão ligados a diferentes áreas: das questões regulatórias e de tecnologia ao relacionamento com a sociedade e stakeholders. Conhecê-la e se antecipar a essas consequências pode ser crucial para evitar os efeitos negativos no negócio. Confira:

  • Compliance: não cumprimento de leis, regulamentações e padrões éticos;
  • Reputação: eventos internos e externos com a capacidade de manchar a reputação e credibilidade da empresa frente ao mercado;
  • Sociedade: não cumprimento dos padrões legais de governança corporativa, ambiental e social, além de riscos relacionados aos recursos humanos e mão de obra;
  • Concorrência: variação cambial, riscos financeiros e falta de adaptabilidade;
  • Tecnologia: ataques cibernéticos e de segurança;
  • Operacional: interrupção da atividade, defeitos e reclamações referente à qualidade do produto, instabilidade na distribuição ou no processamento de mercadorias, entre outros.

LEIA MAIS:  ISO 31000: a base para uma gestão de riscos de excelência 

 

Impactos da boa gestão de riscos nas indústrias de consumo

Não é segredo que, quando bem realizada, a gestão de riscos permite uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica. E em um mercado cada vez mais competitivo e volátil, quem coloca a estratégia em primeiro lugar se destaca da concorrência e pereniza seu negócio.

É importante ter em mente, no entanto, que mais do que identificar os riscos, é preciso saber o que fazer com eles. Ou seja, contar com uma equipe especializada e sistemas que garantam a identificação, monitoramento, avaliação e administração dos riscos existentes – dos relacionados à expansão e mercado àqueles de alcance, campanhas, manejo de produtos, pessoas, compliance e muito mais.

A boa notícia, é que com o avanço da tecnologia, os sistemas de monitoramento se tornaram mais eficientes e, agora, tem a capacidade de integrar avaliações de risco, processos e documentos em um único lugar.

Quer saber mais? Entre em contato com a Perinity!

LEIA TAMBÉM: O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.