Compliance na saúde: quais os desafios?

por | jan 13, 2022 | gestão de compliance | 0 Comentários

O compliance na saúde vem ganhando cada vez mais destaque, principalmente após a pandemia de Covid-19, quando os hospitais sofreram um boom nas internações e casos críticos.

Antes de mais nada, para entender a relevância do tema, é importante dar alguns passos para trás. De um modo geral, compliance, ou estar em Compliance, é estar em conformidade com a legislação local, normas regulamentadoras e os princípios éticos impostos pelo mercado.

Importância do compliance para o combate às fraudes

O compliance na saúde desempenha um papel central e fundamental no combate à corrupção, devendo ser adotado em todos os níveis e áreas das instituições.

Muito além de garantir a conformidade com a legislação do país e com regulamentos, a prática confere ainda mais transparência à gestão e às relações e ajuda a mitigar riscos, preservando a imagem da organização perante o governo, clientes e a sociedade em geral.

Apesar de amplamente recomendado desde a década de 1960 em todo o mundo, a prática não é comum a todos. Muitas falhas ainda são encontradas no dia a dia de grandes corporações, colocando em xeque sua credibilidade e eficiência.

Sim, porque, para os clientes, o fato de seguir uma conduta ética vale muito e traz uma sensação de segurança e confiança.

LEIA MAIS: Descubra como integrar gestão de riscos e compliance na sua empresa

 

Desafios do compliance na saúde

O setor da saúde é conhecido por seus grandes volumes de compras, contratações, atendimentos, recursos, entre outros. Em instituições públicas ou privadas, a cobrança pela adoção de boas práticas e o controle tendem a ser muito maiores do que em outros segmentos de mercado.

Seja para a União ou para investidores, as instituições de saúde devem prestar contas de absolutamente tudo o que acontece. Afinal, seu core business é aquele que mais exige cuidado, já que lida diariamente com a vida de pessoas.

Assim, nos últimos anos, as instituições têm apostado cada vez mais em sistemas de gestão estruturados, bem como em programas de compliance na saúde, dando início à uma nova cultura empresarial.

Afinal, quanto mais as ações forem transparentes, menor o risco de irregularidades. Apesar disso, não são raros os casos de fraudes envolvendo falsificação de documentos, de laudos médicos e até mesmo atestados de morte.

Apesar da preocupação legítima, este é um setor que envolve tanto o âmbito público quanto o privado. Isso significa que estar em conformidade com as leis e regulamentações pode ser um pouco mais desafiador do que o costume – e pode trazer à tona questões decisivas.

Por isso, é essencial que as instituições definam bem o escopo de suas políticas internas e, principalmente, se elas são suficientes para garantir a segurança da empresa em si e, claro, dos pacientes e outros stakeholders.

 

Dicas para estruturar o processo de compliance na saúde

É certo dizer que quando lidamos com compliance na saúde, tratamos de procedimentos complexos e vidas humanas. Assim, ter um programa de gestão estruturado é fundamental para garantir práticas e seleções mais rigorosas.

Para tanto, além da criação de código de ética e de procedimentos de controle, é importante envolver toda a direção da instituição ou empresa no processo e escrever as políticas internas para avaliação e seleção de fornecedores.

A identificação de risco, criação de canais de denúncia e treinamento periódico das equipes também são determinantes para garantir a conformidade, bem como o oferecimento de meios de monitoramento.

A boa notícia é que atualmente existem diferentes ferramentas e softwares que garantem a melhor gestão dos processos e políticas da empresa, como a plataforma da Perinity, colaborando para a inspeção e adoção de medidas disciplinares em caso de corrupção ou fraude.

Esta, aliás, é uma excelente oportunidade para quem deseja modernizar o sistema de gestão.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA ALGUNS CASES DE SAÚDE!

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!