Por que a tecnologia é indispensável na Gestão da Continuidade de Negócios?

por | mar 31, 2022 | gestão de continuidade de negócios | 0 Comentários

Não é segredo para ninguém que a governança corporativa e a governança de riscos estão por trás do sucesso de empresas de todos os portes; mas em um cenário onde a conectividade é uma realidade em ascensão, outra solução tem ganhado os holofotes: a Gestão da Continuidade de Negócios (GCN).

O termo tem se consolidado no mercado porque trata, de um modo geral, da capacidade de antecipar cenários de crise e gerenciar os riscos, garantindo que a organização possa se planejar e responder aos incidentes mantendo suas operações normalmente.

 

O que é a Gestão da Continuidade de Negócios?

Em primeiro lugar, é importante conceituar o termo: Gestão de Continuidade de Negócios nada mais é do que um processo abrangente que identifica ameaças potenciais e seus impactos nas operações de negócio.

Dessa forma, a ferramenta contempla, também, o gerenciamento da recuperação ou da continuidade das atividades no caso de uma interrupção, bem como o gerenciamento dos processos por meio de treinamentos, testes e análises críticas.

LEIA MAIS: O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa?

 

Como implementar a GCN na organização?

Este tipo de gestão é essencial para quem deseja um crescimento sustentável e perene, caminhando lado a lado de outros processos – como gerenciamento de riscos, por exemplo. Afinal, toda atividade está sujeita a interrupções e, por isso, saber como e quando reagir às situações adversas pode ser decisivo para o bem-estar e a segurança do negócio.

Mas, para que seja eficiente, a participação da alta direção é fundamental durante todo o processo – que deve, inclusive, estar em linha com a cultura da organização. Além disso, o programa requer uma série de componentes que incluem:

  • Avaliação de Riscos;
  • Análise de Impacto nos Negócios;
  • Estratégia de Continuidade de Negócios;
  • Exercícios e Testes; e
  • PDCA (Plan, Do, Check & Act).

Ainda nesse sentido, é importante nomear uma pessoa com autoridade apropriada para ser responsável pela Política de Gestão de Continuidade de Negócios e sua implementação, bem como garantir a continuidade e sucesso do programa.

E é justamente aí que entra a tecnologia como parte do processo. Softwares e plataformas de gestão podem auxiliar em todas as etapas, das avaliações de risco e análises de impacto no negócio (BIA) à manutenção da documentação.

Além disso, há no mercado plataformas específicas capazes de reunir todas as informações em um único lugar, sejam elas políticas, planos de ação, regulamentações/normas nacionais e internacionais, documentos estratégicos ou dados para treinamentos.

Na Perinity você encontra soluções inovadoras que tornam a cultura de gestão de riscos mais eficaz, dando mais visibilidade aos gestores de seus riscos e fornecendo informações necessárias para uma Gestão da Continuidade de Negócios ainda mais eficiente.

LEIA TAMBÉM: Como criar um bom plano de recuperação de desastres?

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!