Descubra como integrar gestão de riscos e compliance na sua empresa

por | nov 11, 2021 | gestão de riscos | 0 Comentários

O termo compliance (que vem do inglês to comply) significa estar em conformidade com as leis vigentes. Este conceito já estava presente na cultura de boa parte das empresas, mas vem ganhando notoriedade ao longo dos últimos anos.

Isso porque problemas envolvendo fraudes e escândalos de corrupção dentro das organizações têm sido noticiados com frequência nos veículos de comunicação, deixando os gestores de risco preocupados.

Estar em compliance significa zelar pelo controle dos riscos patrimoniais, financeiros e fiscais da empresa, evitando que alguma intercorrência desestabilize internamente o negócio e ameace de forma permanente a reputação.

Ao exercer uma boa gestão de riscos, a empresa protege a perenidade do seu negócio e transmite para clientes, colaboradores e stakeholders uma imagem mais crível e estável de sua marca no mercado.

 

Compliance e os princípios éticos de uma empresa

Quando se fala em compliance, há quem limite o conceito ao âmbito financeiro e/ou fiscal. Mas não é bem assim. A conformidade se estende às regras de conduta de uma empresa, que define diretrizes para evitar que os riscos previamente identificados e monitorados pela auditoria estejam sempre sob controle.

Estar em compliance com o manual de boas práticas é, também, uma das grandes preocupações da empresa, e de extrema importância para a saúde do negócio.

É a forma como as atividades são executadas que define a ocorrência ou não das ameaças. O cuidado e a atenção em cada processo permitem que a empresa se mantenha livre de escândalos, desde os internos e rapidamente contornáveis, até aqueles que chegam à grande mídia e comprometem a autoridade da organização no mercado e seu índice ESG.

O compliance também se torna essencial para evitar o chamado risco regulatório. Qualquer mudança que ocorra na legislação que rege a atividade comercial de uma empresa precisa estar no radar da equipe responsável, para que o negócio se adeque no menor tempo possível e evite sanções que comprometam a saúde financeira.

O mesmo acontece com a parte fiscal. Vivemos em um país cujas leis se modificam em uma velocidade quem nem sempre é acompanhada prontamente pelo departamento contábil da empresa. Um deslize por menor que seja pode resultar em multas por falta de pagamentos de impostos e atrasos.

Pelo fato de existir riscos em todos os âmbitos do negócio é que a prática do compliance precisa estar, necessariamente, alinhada com a gestão de riscos. À medida que a empresa identifica as ameaças, é capaz de criar planos de ação para monitorar, prevenir e combater os problemas.

Lembrando que, para ser efetivo, o planejamento precisa integrar os departamentos envolvidos, levando os colaboradores a entenderem o papel de cada um no cumprimento das medidas.

É aí que o compliance se torna peça fundamental para garantir o cumprimento de todas as ações estabelecidas no plano e evitar falhas que atrapalhem a saúde do negócio.

 

A tecnologia amplia a necessidade de compliance

O acesso à informação tornou os clientes mais exigentes e cautelosos na hora de escolher as empresas que vão atender às suas necessidades. Se antes parecia aceitável fechar negócio com fornecedores sem saber se estavam em dia com as obrigações fiscais, hoje a realidade é bem diferente.

A exigência do mercado atual faz com que as empresas estejam mais atentas e críticas para a idoneidade das possíveis parceiras de negócio, dando preferência para aquelas que estão em compliance com as normas determinadas em cada segmento.

Mais do que um serviço ou produto de qualidade, stakeholders e clientes estão olhando além, procurando analisar com calma e profundidade para a imagem que a empresa construiu e embasa suas ações no mercado.

Para manter a conformidade dos processos, a tecnologia é uma facilitadora fundamental, já que permite uma melhor apuração e acompanhamento dos planos de ações. É nesta fase que a sua empresa pode contar com as soluções da Perinity.

De forma rápida e sem complicação, a equipe gerencia todas as obrigações regulatórias da empresa pelo sistema. Com calendário de fácil visualização, a ferramenta permite automatizar as notificações e cobranças, além de gerenciar com mais clareza o trabalho dos responsáveis pelo compliance.

Ao centralizar todos os processos na plataforma desenvolvida pela Perinity, os profissionais de compliance podem otimizar as tarefas e dar prioridade para os riscos regulatórios considerados mais críticos. Com toda essa organização na tela do computador, o controle da conformidade da empresa ganha mais agilidade.

Além das obrigações regulatórias, a equipe de compliance pode estender os recursos da plataforma para analisar a conformidade do código de conduta, das políticas de SI e das políticas de gestão de terceiros utilizando sistemas de alta usabilidade.

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Saiba mais sobre as soluções oferecidas pela Perinity entrando em contato com os consultores pelo formulário de contato.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!