Como reduzir os riscos na gestão de terceiros?

por | maio 19, 2022 | Categoria Gestão de Riscos, gestão de mudanças | 0 Comentários

Em um mercado competitivo e altamente dinâmico, realizar a gestão de terceiros nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, qualquer problema – seja na qualidade dos serviços, seja na perda de prazos – gera implicações e pode ameaçar a sobrevivência da contratante. 

A pandemia de Covid-19 veio, justamente, para nos mostrar que o futuro nem sempre está sob nosso controle, acendendo um alerta em relação à importância e necessidade de identificar e mitigar os riscos de forma antecipada.

Ou seja, é preciso olhar com carinho e cautela para a gestão de terceiros, a fim de mitigar os riscos. Mas, como fazer isso?

 

Dicas para uma gestão de terceiros eficiente

Não é segredo que o monitoramento contínuo dos processos é extremamente importante quando falamos em reduzir riscos e evitar acidentes. Afinal, o processo garante uma visão macro do negócio.

E, quando falamos em serviços terceirizados, o planejamento de riscos torna-se ainda mais importante, já que qualquer problema pode impactar diretamente a operação da empresa contratante.

Nesse sentido, é importante ter em mente que, para uma gestão de terceiros eficiente, há de se contemplar todas as etapas do processo: da seleção e capacitação de fornecedores aos feedbacks e avaliação de desempenho. 

Isso inclui, ainda, a adoção de um sistema completo de gestão de riscos, capaz de identificar e monitorar os desafios e ameaças, de ponta a ponta, bem como as oportunidades.

A boa notícia é que, embora pareça complexo em um primeiro momento, o processo pode ser facilitado com o apoio da plataforma da Perinity, que possui um módulo exclusivo para este tema. 

Com ele, é possível estar sempre preparado para o pior cenário, garantindo respostas rápidas e eficientes. Uma solução eficiente e prática para manter a excelência na gestão de terceiros.

LEIA MAIS: O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa?

 

Por que investir na gestão de terceiros?

Ninguém está isento e situações inesperadas, como a própria pandemia, acontecem a todo momento, afetando a entrega de bens e serviços essenciais. Por isso, é importante avaliar e monitorar todos os riscos inerentes ao negócio de forma preventiva. 

Companhias que lidam com serviços terceirizados devem estar ainda mais atentas quando o assunto é mitigação de riscos. Afinal, embora esta seja uma oportunidade econômica para otimizar processos, delegar demandas secundárias e focar no core business, é possível que a ação de terceiros eleve os riscos e as falhas dos processos.

Aqui, uma dica extra: vale a pena, também, investir em relacionamentos sólidos e duradouros com os fornecedores, garantindo o cumprimento das demandas e conformidade com a legislação.

Por fim, mas não menos importante, tenha em mente que evitar riscos operacionais, reputacionais, de compliance e financeiros, requer um investimento inicial – e suporte tecnológico – mas, também, prevê ganhos em otimização e produtividade a longo prazo. 

Portanto, se você quer manter a imagem e garantir a perenidade do negócio, entre em contato com a Perinity.

LEIA TAMBÉM: Gestão de riscos para fintechs: o que é preciso saber?

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!