Entenda a relação entre mapeamento de processos e gestão de risco

por | jun 2, 2022 | Categoria Gestão de Riscos, gerenciamento de riscos | 0 Comentários

O mercado está cada vez mais competitivo e, por isso, muitas organizações têm apostado no mapeamento de processos para alinhar e otimizar os fluxos. Indispensável para quem deseja tornar sua instituição mais competitiva e perene, a ferramenta permite uma análise completa de conformidade e etapas do negócio.

Em outras palavras, é possível visualizar a empresa como um todo, observando o início, o meio e o fim dos processos. Isso inclui, também, a análise, avaliação e monitoramento dos riscos, ameaças e oportunidades inerentes ao negócio.

Com uma visão macro do que está correto e o que precisa ser melhorado, esse tipo de mapeamento oferece aos gestores uma clareza maior do andamento da empresa. Mas a sua importância vai além. Entenda mais abaixo.

LEIA MAIS: A importância da matriz de probabilidade e impacto na gestão de riscos

 

Quais são as vantagens do mapeamento de processos?

Um negócio é composto por diferentes departamentos e etapas. Ao estabelecer um processo, espera-se que as tarefas sejam realizadas corretamente por todos os profissionais. Mas, sabemos que nem sempre isso acontece, ainda mais em um mercado volátil como o nosso. 

Erros humanos e operacionais, bem como as incertezas externas, podem influenciar esse fluxo de atividades, colocando em risco a entrega final. E é neste ponto que entra o mapeamento de processos.

Na prática, o conceito se mostra essencial para companhias de todos os setores, indo muito além de identificar os processos e apontar lacunas e melhorias. Isso porque ele também permite documentar as etapas e fluxos, deixando todos os colaboradores na mesma página – o que, em outras palavras, facilita o cumprimento das normas e aumenta a produtividade.

Afinal, entender quais são os riscos e os gargalos do negócio, identificar os responsáveis por cada etapa do processo e provisionar os custos são elementos essenciais para quem deseja uma empresa perene.

LEIA TAMBÉM: 3 tipos de riscos que sua empresa precisa identificar

 

Como fazer o mapeamento e a gestão de riscos?

O mapeamento de processos e a gestão de riscos andam de mãos dadas, sendo um complementar ao outro. Afinal, muitos dos problemas de uma empresa podem vir de riscos existentes, mas não previstos, e vice-versa.

Com isso, identificar as ameaças e planejar respostas adequadas é essencial para minimizar, ou, até mesmo, evitar essas situações. E isso inclui entender o processo como um todo. 

O primeiro passo é, justamente, realizar um reconhecimento e análise dos processos e falhas, levantando todas as atividades principais da empresa e o encadeamento entre elas. Uma forma eficiente de fazer isso é com o apoio de ferramentas visuais, que permitam identificar de forma simples e objetiva os pontos de melhoria.

Atualmente, existe uma série de ferramentas e tipos diferentes de mapeamento no mercado, tais como fluxograma, mapafluxograma, Business Process Model and Notation (BPMN), entre outros.

CONTINUE LENDO: Por que a tecnologia é indispensável na Gestão da Continuidade de Negócios?

 

Há, ainda, softwares completos que permitem a integração entre as áreas, documentos e processos, facilitando o mapeamento e a gestão dos riscos. Com eles, é possível, por exemplo, desenhar as etapas de forma muito mais eficiente e entender, de fato, todas as nuances de um processo – quando ele começa e quando ele termina, quem é o responsável, quais são as implicações legais e normas de conformidade e muito mais.

Com essa automatização, a empresa consegue extrair as informações mais precisas, além de estabelecer uma rotina de auditorias de conformidade, processamento e outras ações que garantem o melhor andamento de todo o fluxo. 

Isso sem falar na possibilidade de acompanhar os resultados para saber se o mapeamento de processos foi eficiente. E este é processo fundamental para promover uma transformação cultural e garantir o futuro da empresa.

Quer saber mais sobre como a Perinity pode auxiliar a equipe no mapeamento de processos? Visite nossa página de soluções ou fale com um especialista.

CONTINUE LENDO: Como reduzir os riscos na gestão de terceiros?

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!