Existe relação entre risco climático e créditos bancários?

por | jul 21, 2022 | Categoria Gestão de Riscos | 0 Comentários

O mercado está cada vez mais atento à gestão de riscos climáticos, sociais e ambientais. No sistema financeiro, não é diferente. Em 2021, o Banco Central (BC) publicou seu primeiro Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas, que reúne estratégias para a promoção da estabilidade financeira do país, além de detalhar as ações da autarquia relacionadas à sustentabilidade.

O assunto voltou à pauta recentemente, quando a diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do BC, Fernanda Guardado, informou que a autarquia está trabalhando na publicação do primeiro exercício de avaliação de risco climático do sistema financeiro nacional. 

O documento deve mapear a exposição das carteiras ao risco de transição climática e analisar, também, as ameaças ligadas à seca extrema, utilizando os cenários climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Embora em um primeiro momento o assunto possa parecer uma novidade, o mercado brasileiro está, na verdade, acompanhando uma tendência global. No final de 2020, o Federal Reserve dos EUA (Fed) demonstrou sua preocupação em tornar o sistema financeiro mais verde. 

Afinal, as mudanças são uma realidade e, por isso, compreender e definir medidas de mitigação dos riscos climáticos têm se tornado tão essencial nesse mercado.

LEIA MAIS: Como melhorar a gestão de riscos de ESG?

 

O que são riscos climáticos?

Em linhas gerais, risco climático pode ser definido como o possível impacto negativo que um evento climático pode causar a um bem, sociedade ou ecossistema. 

Atualmente, o sistema financeiro os classifica em riscos de transição e riscos físicos. O primeiro se refere à possibilidade de ocorrência de perdas em função da transição para uma economia de baixo carbono. Os riscos físicos, por sua vez, são aqueles relacionados às políticas governamentais de mitigação e adaptação, podendo ser regulatórios, legais, tecnológicos, de mercado ou reputacionais.

 

Riscos climáticos nas operações financeiras

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a mudança climática é a maior ameaça à saúde que a humanidade enfrenta atualmente. E isso impacta diretamente nas operações financeiras. 

Sim, essa relação é direta. As ameaças ambientais, como choques climáticos, secas ou temporais, podem afetar a taxa de inflação, aumentando o preço dos alimentos e energia – o que impacta, também, na política monetária e no equilíbrio do sistema financeiro como um todo.

Além disso, na prática, a tendência é que, a longo prazo, a produtividade e o crescimento econômico também sejam afetados. Instabilidade financeira em meio a crises ambientais.

Não à toa, os bancos centrais de todo o mundo têm aplicado medidas para mitigar os efeitos e garantir uma melhor gestão de riscos climáticos. Mas, além de avaliar as vulnerabilidades do sistema financeiro em relação a esses riscos, é importante monitorar as ameaças – e oportunidades –, bem como adotar políticas, marcos regulatórios e novas normas.

E isso inclui regras relacionadas a questões sociais, ambientais e climáticas – especialmente na contratação de crédito rural –, que deverão ser, cada vez mais, consideradas nos testes de estresse realizados pelo sistema financeiro.

Embora a discussão ainda esteja no início, a preocupação com os riscos climáticos e adoção de uma agenda verde é louvável. Especialmente porque podem ajudar a preparar melhor os bancos para a transição para uma economia de baixo carbono. 

Quer saber como a Perinity pode lhe ajudar a manter um gerenciamento de riscos eficiente e impulsionar a cultura de riscos no seu negócio? Entre em contato!

LEIA TAMBÉM: O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa?

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.