Gestão de risco para seguradoras: como fazer?

por | jul 14, 2022 | Categoria Gestão de Riscos | 0 Comentários

O gerenciamento de riscos faz parte do dia a dia das seguradoras – e não há como negar! Neste mercado, mais do que em qualquer outro, a adoção de técnicas e boas práticas visam minimizar ou neutralizar as ameaças e os efeitos dos sinistros. 

De concorrência e problemas financeiros a danos reputacionais, passando também por fatores operacionais e fiscais, qualquer situação que afete o dia a dia da empresa – ameaças, oportunidades ou desafios – independentemente da vontade dos envolvidos no fato, são um risco para a perenidade do negócio.

Neste caso, especificamente, há ainda uma preocupação adicional – e legítima – com a reputação e credibilidade. Afinal, as seguradoras são responsáveis por preservar o patrimônio e as vidas de seus segurados. 

LEIA MAIS: O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa?

 

Importância da gestão de riscos para seguradoras

Não é surpresa que empresas que mostram seu comprometimento com questões de governança, transparência, compliance e gerenciamento de riscos transmitem maior credibilidade ao mercado. E nem que isso tem impacto direto na fidelização de clientes e em negociações.

Para driblar os efeitos negativos no negócio e minimizar os sinistros, as seguradoras são orientadas pelos órgãos regulamentadores a adotar a Autoavaliação de Risco e Solvência (ORSA – do inglês Own Risk and Solvency Assesstment). 

Na prática, o ORSA, que é aplicado globalmente, pode ser definido como um conjunto de processos cujo objetivo é avaliar e identificar, de forma contínua e prospectiva, os riscos de curto e longo prazo que as seguradoras podem enfrentar.

Uma vez que esse conjunto de processos oferece uma visão macro das operações, a tomada de decisão é mais assertiva. 

Por outro lado, deve-se considerar que esta é uma boa prática global e, nesse sentido, sua adoção garante um melhor acompanhamento e comprometimento regulatório, além de uma maior consistência de resultados. 

É importante notar, no entanto, que a aplicação do ORSA não deve ser isolada. Seguradoras devem, também, ter uma gestão de riscos estruturada, com todas as ameaças, desafios e oportunidades quantificados e qualificados. O monitoramento em tempo real também é essencial.

Embora importante, a adoção prática do ORSA e/ou de um sistema de gestão de riscos pode ser desafiadora. Pensando nisso, a Perinity desenvolveu uma plataforma completa, capaz de integrar as áreas de compliance, riscos e auditoria, fortalecendo a cultura de riscos e controles.

Com ela, é possível gerenciar as políticas internas de modo centralizado e monitorar a adequação às regulamentações do mercado, reduzindo riscos para seguradoras e outras empresas do mercado. Quer saber mais? Converse com um de nossos especialistas!

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.