Gestão de riscos para fintechs: o que é preciso saber?

por | abr 21, 2022 | Categoria Gestão de Riscos | 0 Comentários

As fintechs vieram para revolucionar o mercado e a forma como os clientes se relacionam com o dinheiro. Sim, porque se antes este setor era dominado por grandes instituições financeiras, hoje em dia são as soluções inovadoras, a agilidade e o fácil acesso aos serviços financeiros que chamam a atenção.

Mas, embora exista uma quebra de paradigma – e um sucesso inegável – das startups financeiras, há atualmente inúmeras delas que buscam o seu lugar ao sol. Para se ter uma ideia, o Brasil já tem mais de 600 fintechs, de acordo com a Associação Brasileira de Fintechs.

Dessa forma, assim como acontece com outros segmentos, a perenidade desse tipo de negócio está diretamente relacionada à sua capacidade de gestão de lidar com riscos e problemas. Mas, quais são eles?

 

O que considerar na gestão de riscos das fintechs? 

De falha humana a problemas de gestão, fraudes e situações externas, os riscos das fintechs não são tão diferentes daqueles enfrentados por um banco tradicional. Além destes já citados, há, ainda, as famigeradas normas regulatórias do Banco Central do Brasil e as regras tributárias que incidem sobre o setor, além dos riscos cibernéticos, que são cada vez mais comuns e perigosos.

Como organizações oriundas da tecnologia e da internet, as fintechs têm, ainda, outras vulnerabilidades que podem causar prejuízos financeiros e à imagem das marcas. Muitas delas estão justamente relacionadas à desburocratização dos processos. Afinal, todos querem uma empresa mais ágil e acessível, deixando de lado os riscos para dar aos clientes (internos e externos) uma experiência mais leve e agradável.

Considerada uma das formas mais eficientes de evitar perdas financeiras e prejuízos à reputação, a gestão de riscos é essencial para todos os setores, inclusive para as fintechs. 

Flexível e adaptável aos mais variados tipos de negócio, o conceito, que consiste no monitoramento de ameaças e de oportunidades, é facilmente aplicável e promete deixar todos os processos muito mais práticos e eficientes. Isso sem contar que os dados obtidos por meio de análises servem para basear a tomada de decisões e criar métricas bem definidas para alcançar o sucesso.

Se você ainda não está convencido, é hora de conhecer a plataforma GRC da Perinity, uma ferramenta de gestão de riscos que reúne e integra todas as políticas e documentos em um único lugar. Ideal para quem quer garantir a autonomia e, ao mesmo tempo, mitigar conflitos, antecipar o cenário atual e melhorar o desempenho operacional.

LEIA MAIS: O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa?

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!