Governança corporativa: como gerir eventos de risco?

por | dez 9, 2021 | Categoria Gestão de Riscos | 0 Comentários

A definição mais conhecida de governança corporativa vem do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Diz respeito ao sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Isso quer dizer que a governança corporativa é o alinhamento assertivo entre todas as partes envolvidas no negócio de uma empresa para que os resultados planejados sejam alcançados de forma legal.

Para que isso ocorra é preciso que todos entendam os riscos diretos e indiretos relacionados ao negócio e as formas de controlá-los corretamente. É por este motivo que governança corporativa e gestão de riscos podem e devem estar sempre integradas.

 

Qual o papel da governança corporativa na gestão de riscos?

Uma vez que a governança corporativa envolve as pessoas mais interessadas no sucesso de uma organização, é primordial que as decisões tomadas por elas sejam as mais corretas e baseadas em dados reais.

E esta análise precisa levar em consideração as ameaças identificadas pela equipe de gestão de riscos. Desta forma, todas as atitudes, proativas ou reativas, servirão para mitigar danos e manter a perenidade da empresa.

Vale lembrar também que a equipe de governança corporativa precisa dividir as funções para que a os riscos sejam devidamente controlados. Para isso cada membro precisa ficar responsável por um pedaço deste processo que envolve avaliação, monitoramento e tomada de decisão sobre as ameaças.

É fato também que cabe à equipe de governança corporativa difundir a cultura da gestão de riscos por toda a empresa, de forma que os colabores fiquem cientes os que os processos decisórios e toda ação tomada pelo ala mais alta da empresa levou em consideração as ameaças diretas e indiretas que rondam a organização.

A gestão de riscos não precisa ser algo complexo. Com a ajuda da tecnologia, a gestão dos riscos se torna mais simples e serve de apoio para a maior fluidez das ações realizadas pelos profissionais que compõem a governança corporativa de uma organização.

Para que haja este controle mais eficiente dos riscos e uma melhor execução das ações de governança corporativa, as ferramentas especializadas no tema não podem ser descartadas. A solução da Perinity, por exemplo, é uma plataforma de gestão de riscos capaz de concentrar diferentes recursos para manter a perenidade de uma organização.

De forma integrada e simples, os profissionais podem ter acesso aos conteúdos de Auditoria Interna, Controles Internos, Compliance e Gestão de Políticas, entre outros assuntos, gerando relatórios completos que servem de base e ratificação para as maiores decisões a respeito do desenvolvimento e perenidade dos negócios.

Para conhecer melhor a plataforma desenvolvida pela Perinity, entre em contato com os consultores pelo formulário de contato.

LEIA MAIS: O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa?

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!