ISO 31000: a base para uma gestão de riscos de excelência

por | mar 10, 2022 | Categoria Gestão de Riscos | 0 Comentários

Versátil e adaptável a qualquer tipo de negócio, a norma ISO 31000 é inegavelmente uma das maiores referências do mundo quando falamos em gestão de riscos. 

Seja no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo, a certificação estabelece diretrizes sobre o assunto e é considerada indispensável para quem deseja adotar boas práticas e um gerenciamento de ameaças e oportunidades mais assertivo.

 

O que é a ISO 31000?

Publicada oficialmente em 2009, a norma internacional foi traduzida e editada, no Brasil, pela Comissão de Estudo Especial de Gestão de Riscos (ABNT/CEE-063).

Com uma linguagem e abordagem comuns, isto é, para qualquer tipo de risco, a ISO 31000 tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes de gestão de ameaças e oportunidades, que podem ser personalizadas para qualquer tipo de organização.  

Embora suas recomendações gerais sejam adaptáveis a tipos diferentes de negócio, permitindo que cada empresa determine a forma como irá tratar os riscos e ameaças, o texto exige a prestação de contas, além do treinamento constante de funcionários para se ambientarem às propostas de ação. 

 

Vantagens da ISO 31000

Qualquer empresa pública, privada, associação, grupo etc., no Brasil ou no mundo, pode adotar a ISO 31000. Mas, por que vale a pena investir neste processo?

A norma funciona como um guia internacional que fornece princípios e diretivas abrangentes, apoiando organizações de todos os portes em suas análises e avaliações de riscos, com base em critérios mais bem definidos e mais funcionais. Suas vantagens, no entanto, vão além.

Isso porque a norma permite um melhor alinhamento de processos entre empresas, fornecedores e clientes, mais visibilidade perante o mercado, aumento da eficiência operacional e, claro, redução de perdas.

Afinal, ao estabelecer controles mais inteligentes para a gestão de risco e/ou análise de resultados, é possível visualizar o todo e prever, com antecedência, tudo o que pode dar errado. Isto é: evitar perdas, prejuízos e usos incorretos do tempo. 

Ainda nesse sentido, é possível orientar melhor a tomada de decisão e garantir uma governança mais alinhada em seus propósitos.

LEIA MAIS: O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa?

 

Como implementar a ISO 31000?

Embora cause impactos diretos no negócio, não existe um momento exato para que a implementação da ISO 31000 seja feita. É importante, apenas, que ela aconteça e que a empresa tenha um bom gerenciamento de riscos, que reúna todas as ameaças, oportunidades, prioridades, projeções e, claro, um plano de ação eficiente. 

E a melhor forma de otimizar os processos é, justamente, contando com o apoio da tecnologia. Com uma solução completa, que garante um gerenciamento integrado e colaborativo, a Perinity conta com a solução necessária para padronizar critérios de avaliação e controlar seus indicadores de maneira eficaz.

Com foco no negócio como um todo, as soluções da empresa também permitem integrar os processos e dar mais visibilidade às obrigações e às políticas internas.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!