O que uma boa gestão de riscos corporativos pode fazer pela sua empresa?

por | out 29, 2021 | gestão de riscos | 0 Comentários

A geração de lucros, a perenidade do negócio e a construção da reputação de uma empresa passam, obrigatoriamente, por uma eficiente gestão de riscos. Ela consiste em identificar os problemas que podem comprometer o alcance dos objetivos corporativos e traçar estratégias para evitá-los ou tratá-los com agilidade.

Uma gestão de riscos agrega valor para a empresa, uma vez que demonstra preocupação com a maneira como as atividades são realizadas internamente, antecipa problemas e determina uma série de medidas para resolver as possíveis intercorrências.

Ao entender os riscos que compõem uma empresa, fica mais simples para todos os departamentos elaborarem metas plausíveis, capazes de escapar dos obstáculos que já foram identificados e criar caminhos mais efetivos para o alcance dos resultados.

Resumidamente, uma gestão de riscos consiste em:

  • Identificar os riscos
  • Definir a probabilidade do risco se tornar real
  • Traçar ações para evitar e/ou reduzir os riscos
  • Monitorar o plano para fins de atualização

 

O conceito de gestão de riscos é mais abrangente do que se imagina

Quando se fala em gestão de riscos logo se pensa nos possíveis acidentes de trabalho decorrentes das atividades produtivas ou de algum evento grave que danifique as estruturas físicas de uma empresa, como um incêndio ou explosão.

Mas a gestão de riscos vai além das dependências da empresa. Ela inclui uma análise minuciosa de todas as deficiências micros e macros, internas e externas. Portanto, quanto mais abrangente for a visão da equipe responsável por este trabalho, maior também será o entendimento dos possíveis problemas e antecipação das soluções.

Um acidente que tire a vida de um colaborador, por exemplo, atinge severamente a empresa, pelo fato de, muitas vezes, não ter colocado em prática as normas de prevenção de acidentes (uso de EPIs, manutenção das máquinas e afins). Além da questão humana, este tipo de falha na gestão de riscos traz também consequências como processos e pagamento de indenizações, além de riscos de imagem e a responsabilidade corporativa.

O mesmo acontece quando o problema extrapola as dependências da empresa, como o vazamento de uma substância perigosa que compromete a saúde da população que vive na região. Temos exemplos bem famosos de vazamento de petróleo e de rompimento de barreiras com derramamento de rejeitos.

Outros problemas que precisam ser considerados como riscos e merecem atenção das empresas são:

  • Turnover de Time
  • Fraude cometida por algum funcionário
  • Riscos com fornecedores
  • Riscos ambientais
  • Riscos Operacionais e estratégicos
  • Intercorrências nos processos de produção (quebra de máquinas, falta de peças)
  • Falta de clientes ou de fornecedores
  • Riscos Regulatórios e políticos
  • Riscos de terceiros
  • Problemas com logística (recebimento e distribuição de mercadorias)
  • Crises no país que afetem o mercado

 

Toda empresa precisa monitorar e ter uma gestão de riscos?

A resposta é sim. Não importa o tipo de produto ou serviço oferecido, segmento de atuação ou o porte da empresa, há sempre algum tipo de risco de menor ou de maior grau que precisa ser claramente identificado e controlado com um plano de ações assertivo.

Mas este plano não é uma receita de bolo. Cada negócio precisa adequar as medidas preventivas e prescritivas conforme o seu setor, processo produtivo e produto.

Cabe à equipe responsável pela gestão de riscos identificar as ameaças internas e externas da empresa e definir todas as ações que podem ser tomadas para evitar que elas ocorram. E, se ocorrerem, que tenham soluções para mitigar os prejuízos.

 

Quais as vantagens da gestão de riscos?

As empresas que se preocupam em implantar uma gestão de riscos em suas dependências percebem uma série de benefícios:

  • Equilíbrio entre metas e riscos
  • Domínio das ameaças que afetam os resultados
  • Autoridade na prevenção e resolução de problemas
  • Maior capacidade de análise
  • Melhor gestão dos recursos materiais e humanos
  • Maior produtividade das equipes
  • Redução de eventos de riscos, protegendo a continuidade do negócio
  • Perenidade operacional

 

Como a tecnologia auxilia as equipes de gestão de riscos?

A tecnologia trouxe mais modernidade para todos os departamentos empresariais e o de gestão de riscos pode – e deve – fazer uso dela para tornar mais efetivos e ágeis o acesso às informações e as tomadas de decisão.

Um software especializado coloca na tela do computador todos os detalhes relacionados ao plano de gestão de riscos elaborado pela equipe responsável. Isso porque ele concentra em um só lugar as informações sobre ameaças, ações a serem tomadas e contatos das pessoas envolvidas.

Em vez de perder tempo procurando planilhas em pastas independentes e pilhas de papel, a plataforma concentra tudo em um só lugar, permitindo uma análise conjunta e cruzada dos dados, ampliando o entendimento das informações, o tempo de resposta e a elaboração de ações ainda mais efetivas.

 

Onde encontrar uma boa plataforma de gestão de riscos?

Sabendo da necessidade do uso estratégico da tecnologia para melhorar a gestão de riscos, a Perinity desenvolveu uma plataforma modular exclusiva que une auditoria e gestão de riscos, ideal para as empresas que procuram maneiras seguras e simples de concentrar informações para análise e tomada de decisões.

Em um único lugar a empresa pode gerir dados relacionados à compliance, gestão de políticas internas, auditoria interna, criação de documentos e políticas, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras demandas essenciais para o desenvolvimento de um negócio.

A plataforma é de rápida implantação e oferece pouca necessidade de customização.

Para conhecer em detalhes a plataforma, fazer uma demonstração e entender como a Perinity pode ajudar a sua empresa a se tornar mais organizada, forte e segura, entre contrato com um dos consultores pelo formulário de contato, pelo telefone (11) 2369-2500 ou e-mail comercial@perinity.com.

https://www.youtube.com/watch?v=cF8n-MdF-vA&t=131s

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

 

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!