Ferramentas de GRC facilitam gestão de contratos de BPO

por | jan 20, 2022 | Riscos | 0 Comentários

A volatilidade do mercado tem feito com que cada vez mais empresas busquem ferramentas de GRC (Governança, Riscos e Compliance) que facilitem a gestão de contratos. A preocupação é legítima, uma vez que elementos como transparência, eficiência e ética se tornaram centrais na busca por um desenvolvimento sustentável.

Mas, você sabe o que são e como implementar as principais ferramentas de GRC? Continue lendo este artigo e descubra os benefícios desse tipo de iniciativa.

 

O que é GRC?

Não é à toa que as ferramentas GRC tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Do inglês Governance, Risk & Compliance, o termo GRC se refere à uma metodologia que visa a integração dos processos de maneira objetiva, unificada e segura. 

De um modo geral, o GRC deve combinar os três fatores – Governança, Risco e Conformidade -, de modo que eles sejam implementados nas operações corporativas diariamente. Além do fornecimento de insights importantes para o negócio, as ferramentas ajudam a garantir a conformidade com as leis, normas, estatutos e demais regulamentos inerentes ao país ou ao setor de atividade.

Para tanto, são utilizados softwares especializados, que permitem customizar e otimizar os processos de avaliação de riscos e conformidade com regulamentos. Também permitem estabelecer políticas empresariais, reduzindo custos e priorizando as oportunidades de melhoria dos negócios.

 

Como aplicar GRC nos contratos de BPO?

É inegável que os processos de GRC podem ajudar a reduzir significativamente os custos de um negócio, além de prevenir sanções administrativas e otimizar processos. Afinal, quando um trabalho é bem planejado, a empresa, assim como seus clientes e colaboradores, só tendem a ganhar.

Nesse sentido, muito se fala também na aplicação de GRC nos contratos de BPO – do inglês Business Process Outsourcing -, também chamado de Terceirização de Processos de Negócio. 

Considerada uma tendência mundial, a prática prevê a terceirização de atividades administrativas como folha de pagamento, gerenciamento de dados e recursos humanos, podendo ser aplicada a vários segmentos de mercado ou departamentos.

Além de otimizar os recursos, as soluções de BPO garantem mais economia e eficiência no dia a dia do negócio, permitindo que os gestores e empresários coloquem sua energia em situações mais estratégicas e específicas.

Como a organização é um dos objetivos do BPO, integrá-lo às ferramentas de GRC pode ser essencial para facilitar a gestão dos contratos e dar adeus às pilhas de papéis, planilhas e documentos sobre as mesas de trabalho.

Isso sem falar, é claro, que a gestão otimizada pode proporcionar celeridade aos processos, bem como gerar credibilidade e muito mais segurança aos clientes, parceiros, investidores e terceiros.

Se em um primeiro momento essas siglas podem confundir você, não se preocupe! Atualmente existem diferentes ferramentas e softwares que garantem a melhor gestão dos processos e políticas da empresa. Customizáveis, essas soluções podem ser facilmente integradas com as tecnologias já existentes na organização ou sistemas – como prática BPO. 

Como a Plataforma da Perinity, que promete uma experiência de fácil utilização e ajuda a traçar objetivos, gerenciar as incertezas e melhorar seus processos de gestão de riscos e conformidade, impactando diretamente na perenidade da sua empresa.

LEIA MAIS: Descubra como integrar gestão de riscos e compliance na sua empresa

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos e ferramentas GRC. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Participe de
nossos webinars

 

Analise o cenário atual e verifique que muitas empresas precisam melhorar o seu desempenho operacional, além de conhecer cases de sucesso. Participe dos nossos webinars, é gratuito!