Riscos estratégicos: sua empresa presta atenção neles?

por | jun 30, 2022 | Categoria Gestão de Riscos, Riscos | 0 Comentários

Em um cenário de instabilidade econômica e volatilidade, a gestão de uma empresa se torna mais complexa e desafiadora do que já é, por isso, é importante estar sempre atento aos riscos estratégicos de um negócio.

Afinal, quando uma situação – que poderia ser evitada – acontece, a companhia perde em várias frentes: do capital humano ao financeiro, passando até mesmo por problemas reputacionais.

Embora o termo tenha sido cada vez mais difundido no mercado, você sabe a que exatamente se referem os riscos estratégicos? Ou, ainda, como identificá-los e geri-los da maneira correta? Entenda mais abaixo.

 

O que são riscos estratégicos?

Como o próprio nome sugere, os riscos estratégicos são fatores e situações que podem afetar a capacidade da empresa de executar seu plano de negócios. E, consequentemente, atingir seus objetivos. Estes podem ser incertezas, oportunidades e ameaças internas e externas.

Quando não monitorados, os riscos podem interferir na capacidade de sobrevivência e perenidade do negócio e na habilidade de responder às mudanças quando elas ocorrem. 

Mas, afinal, como identificá-los?

Basicamente, o processo de identificação de riscos estratégicos depende do conhecimento profundo do negócio e de seus objetivos. Isto é, metas, missão, visão e valores – daí a importância de tê-los bem definidos.

É importante, também, entender sobre o mercado de atuação, bem como sobre regulamentações e cenários social, político e cultural. A equipe responsável pela gestão de riscos corporativos precisa ter em mente que os riscos estratégicos são mais comuns – alta do dólar ou variação cambial são bons exemplos – e, portanto, estão presentes no dia a dia das pessoas.

 

Como gerenciar os riscos estratégicos?

A gestão de risco tem como objetivo antecipar situações que podem comprometer o desenvolvimento da empresa. Para que seja eficiente, é importante dar um passo atrás e identificar as principais ameaças, oportunidades e incertezas relacionadas ao negócio.

No que se refere aos riscos estratégicos, especificamente, o processo é um pouco mais complexo, uma vez que é preciso identificar os pontos de vulnerabilidade levando em consideração os fatores externos do mercado.

Devem ser incluídas, também, ameaças relacionadas à imagem da organização, que podem prejudicar a reputação, bem como elementos relacionados à governança corporativa, capital humano e responsabilidade social, por exemplo. Ou seja, tudo o que pode impactar o sucesso e desenvolvimento sustentável da empresa como um todo.

LEIA MAIS: 5 riscos que merecem atenção da liderança corporativa

A boa notícia é que, atualmente, há diferentes metodologias e dicas que podem ser usadas para identificar os principais riscos estratégicos de um negócio, como sessão de brainstorm em um grupo, exercícios em equipe, pesquisa com stakeholders, entre outros. 

Mas é na tecnologia que as empresas têm ganhado um aliado.

Afinal, para ter um bom gerenciamento e controle, é fundamental que os riscos sejam quantificados e qualificados de forma ágil e eficiente. Somente dessa forma é possível eliminar ou reduzir as possíveis perdas financeiras, bem como garantir o melhor aproveitamento das oportunidades. 

É nesse cenário, aliás, que os softwares ganham destaque. Cada vez mais completos e integrados, eles permitem identificar as falhas com base em dados coletados pelo mercado e pela própria empresa, estabelecendo as prioridades de acordo com a necessidade do negócio e sua estratégia.

LEIA TAMBÉM: Use a tecnologia para aumentar a excelência da gestão de riscos corporativos

 

Conheça as soluções da Perinity

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow ups, dashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

Controles Internos

Estabeleça Controles, Monitore-os com facilidade e agregue mais eficiência a gestão do seu negócio dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Business Resiliency

Gerencie os Riscos Críticos e garanta a continuidade da sua operação de forma sustentável e caso necessário, acione seus Planos de Recuperação de Desastres com maior facilidade. +Saiba mais

Gestão de Riscos

Gerencie riscos de forma integrada e colaborativa, padronize critérios de avaliação de riscos e controle seus indicadores de maneira eficaz. É fácil com a Perinity. +Saiba mais

Gestão de Políticas

Gerencie suas políticas Internas de modo centralizado e divulgue-as de modo simples, garantindo a ciência de todos e reduzindo riscos para a sua organização. +Saiba mais

Auditoria Interna

Gerencie de forma estruturada, padronizada e centralizada a execução dos trabalhos de auditoria, do planejamento ao relatório final. Independente da complexidade, escala e acesso. +Saiba mais

Compliance

Gerencie de forma descomplicada e efetiva suas obrigações regulatórias, com automação das notificações, gestão dos responsáveis e clareza das obrigações assumidas. +Saiba mais

Control Self Assessment

Gerencie a criação de documentos e políticas de modo 100% eletrônico, com workflow pré-definido. Agilize e facilite o trâmite de documentos eletronicamente dentro da Plataforma Perinity. +Saiba mais

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.