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Case de Sucesso

Leia o nosso case study BR Consórcio

Quais são os principais desafios da Auditoria Interna no mercado de Consórcio?

 

Batemos um papo com Rodrigo Arndt, Gestor de Auditoria Interna na BR Consórcios. Nos últimos quatro anos, houve um despertamento maior da gestão estratégica e do RH, no sentido de chamar os gestores táticos e operacionais a uma atitude autônoma e responsável conjunta e em suas áreas. Isto foi melhor percebido quando a empresa passou a convidar especialistas para auxiliar-nos em atividades coletivas para inovação intraempreendedora.

Quais são os principais desafios da Auditoria Interna dentro da organização? E especificamente no mercado da BR Consórcio?

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Na BR Consórcios, o desafio maior é posicionar a AI como uma área que propõe melhorias relevantes dentro de todos os processos organizacionais:

  • Precisa ser tempestiva, objetiva e ao mesmo tempo meticulosa – um lastro seguro às decisões da área estratégica
  • Necessita estar junto aos controles dos processos, para reduzir no máximo, os riscos inerentes
  •  Observar o Compliance de maneira rígida
  • Reduzir o conceito “policial” e – mantendo a isenção – colocar-se como parceira dos agentes em todos os níveis do organograma

Como foi o processo de decisão pela contratação da plataforma Perinity GRC e quais fatores foram cruciais pela escolha da Perinity?

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Iniciou com a abordagem pelo Linkedin para agendar apresentação, passando para o diálogo comercial. A parceria foi percebida logo no primeiro contato, quando a agente entendeu o negócio concreto da BR Consórcios e sugeriu os pontos da ferramenta de forma assertiva e sem rodeios. Houve questionamentos de nossa parte, mas a Perinity soube suprir cada um deles, até chegarmos a um denominador comum. Uma parceria. A parte financeira foi importante, pois a empresa trabalha com orçamento. O case positivo de empresa do mesmo grupo, foi um fator relevante.

Não podemos deixar de falar da pandemia, como o covid afetou os trabalhos da Auditoria Interna dentro da BR Consórcio?

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Por um lado a Auditoria Interna teve de adaptar os trabalhos que outrora eram efetuados presencialmente. Por outro, a comunicação e o registro por escrito se acentuou. Outra mudança ocorreu nos caminhos para se obter dados e informações. A descoberta de outras formas foi uma grande lição!

Como é o dia a dia de um gestor de Auditoria Interna? Quais são os interlocutores dentro da organização (Conselho? Diretoria? Comitê)?

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O dia-a-dia da AI é a vivência da responsabilidade. O gestor demonstra aquilo que é, tem e faz, enquanto, demanda as mesmas coisas de sua equipe e das áreas auditadas. Transita entre a comunicação com a área à qual responde, ao mesmo tempo em que procura oferecer uma suíte supletiva de recursos e possibilidades aos gestores do negócio próprio da organização.

Quais principais ganhos tangíveis (redução de custo, ganho de eficiência, redução de headcount, etc..?) e intangíveis (melhora da comunicação, impacto na cultura, melhor aceitabilidade?) esperados com a automatização dos trabalhos de Auditoria Interna?

Como você avalia o processo de Implantação da plataforma? Seja em termos de tempo, conteúdo e praticidade.

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Foi surpreendente. Acostumados com incertezas no mercado fornecedor de serviços, um temor pairava sobre como seria o pós-venda. A Perinity forneceu muito mais suporte do que as expectativas iniciais. A gerência de projetos e as pessoas responsáveis pela implantação tiveram paciência elogiosa, cumprindo a agenda e até mesmo fazendo reuniões extras, para sanar as dúvidas existentes. Pontuo aqui que a Pandemia da COVID-19 foi uma prova compartilhada para as duas partes. Todo o atendimento da Perinity demonstrou forte consciência do grande desafio que isto representava para treinamentos remotos,comunicações e agendamentos.

Muito se fala hoje das práticas de ESG. Como a BR Consórcios está trabalhando esta questão? E qual o papel da Auditoria Interna nesta questão?

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A BR Consórcios tem procurado inovações em seus serviços e em sua equipe. A questão do ESG tem seu maior desafio na mudança da concepção cultural de seus agentes enquanto equipe interna e lócus da empresa na realidade onde está inserida.

Nos últimos quatro anos, houve um despertamento maior da gestão estratégica e do RH, no sentido de chamar os gestores táticos e operacionais a uma atitude autônoma e responsável conjunta e em suas áreas. 

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Isto foi melhor percebido quando a empresa passou a convidar especialistas para auxiliar-nos em atividades coletivas para inovação intraempreendedora.

O uso de ferramentas de qualidade entrou no radar do nosso quadro analítico, os treinamentos passaram a ter uma apelação lúdica e participativa, assim como também 10 Startups internas fizeram uma competição de um ano. A maioria sugeriu otimização do uso dos recursos e melhora de processos para consecução das finalidades organizacionais.

O ramo da BR Consórcios tinha emissão de documentos físicos para todos os processos. Em três anos, foi possível reduzir estas emissões em 90%, implementando ferramentas de digitalização, assinaturas digitais, envio de boletos, contratos, aditamentos, termos de adesão e comunicações autorizativas de forma telemática.

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Rápido envolvimento de todos os stakeholders impactando na cultura de riscos da empresa e reduzindo eventos desta natureza.

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*LGPD – É a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais e que também altera os artigos 7º e 16 do Marco Civil da Internet.

*DPO – Data Protection Officer garante, de forma independente, que uma organização aplica as leis que protegem os dados pessoais dos indivíduos. A designação, posição e tarefas de um DPO dentro de uma organização são descritas nos Artigos 37, 38 e 39 do Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia.

 

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